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Vitamina D, seus benefícios e malefícios.

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A Vitamina D beneficia diversas funções de nosso organismo, mas quando em excesso, podemos acabar tendo efeito contrário do desejado. Conheça alguns alimentos com Vitamina D, para que ela serve e muito mais!

Tempo de leitura: 10 minutos

A vitamina D foi descoberta em 1976, por Harry Steenbock, quando estava procurando uma cura para o raquitismo e atestou que o sol poderia ser a cura para esta doença. Após alguns anos, Elmer McCollum ficou intrigado, pois a região em que morava não tinha muita incidência solar e os casos de raquitismo, que assolavam outras regiões, não eram tão comuns por ali. Após algumas pesquisas, Elmer McCollum descobriu que havia vitaminas também nos alimentos ingeridos naquela região. 

Onde encontra-se a Vitamina D, afinal de contas?

Podemos afirmar que ela vem principalmente do sol, que passa para as plantas, por meio da fotossíntese, e para animais que se alimentam dessas plantas ou que se expõem ao sol. Somos seres onívoros, o que significa que ingerimos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, e por isso, além do sol também conseguimos absorver vitaminas por aquilo que nos alimentamos. Os alimentos com Vitamina D são, por exemplo, carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, leite, ovos, queijos e alguns tipos de cogumelos.

Alimentos com Vitamina D
Alimentos com Vitamina D

Para que serve a Vitamina D?

Sua função principal é a regulação de fósforo e cálcio em nosso organismo, fortalecendo nossos ossos durante todas as fases de nossa vida, mas também atua em nosso sistema imunológico e cardiovascular, fortalecendo sua imunidade e participando do controle pressão arterial e função cardíaca, respectivamente.

Cápsulas de Vitamina D
Cápsulas de Vitamina D

O que a falta dessa vitamina causa em nosso corpo?

Embora a falta de nutrientes vindos do sol não tenha comprovação que cause uma doença específica, é possível sim que fiquemos doentes, já que ela faz parte de diversas funções em nosso corpo e com a falta de Vitaminas D a nossa imunidade baixa e ficamos mais suscetíveis a quaisquer outras enfermidades. 

É possível ter excesso de Vitamina?

Sim! E o excesso não é benéfico para nós, pois, segundo Dr. Sergio Setsuo Maeda, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo (SBEM-SP),” O excesso de cálcio pode gerar perda da função renal e cálculo renal. Também leva à perda óssea, pois pode induzir ao aumento da atividade osteoclástica”. O excesso de Vitamina D pode causar náuseas, fraqueza muscular e até desidratação e anorexia.

Como saber a dosagem certa para cada pessoa?

É ideal, segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), que cada pessoa vá até um médico e faça exames sanguíneos para saber a quantidade necessária  para seu metabolismo. Caso você seja vegetariano, recomendamos que veja com seu médico uma forma de complementar as vitaminas D e tomar sol diariamente.

E você? Tem sentido algum sintoma que caracteriza a falta de Vitamina D em seu corpo? Você sabia que há diversas disponíveis no mercado? Acesse nosso site e conheça as nossas soluções em Vitamina D e D3. Lembre-se de consultar o médico regularmente para evitar qualquer problema de saúde.

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