Desde 2002 - Qualidade Garantida •  10% OFF na 1ª compra + 4% de Desconto no Pix • Compra Segura - Aqui Suas informações estão protegidas
Frete Grátis acima de R$ 189,90 Sul e Sudeste • Desde 2002 - Qualidade Garantida •   10% OFF na 1ª compra + 4% de Desconto no Pix • Compra Segura - Aqui Suas informações estão protegidas
manchas-escuras-na-pele-manchas-escuras-na-virilha-manchas-3

Manchas escuras na pele: quais as causas?

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Diariamente recebemos relatos de pessoas com manchas escuras na pele, seja no rosto, axilas, virilha, mãos, braços entre outras partes do corpo.

Sabemos que as alterações de cores em nossa pele, ou seja, as manchas, podem ser decorrentes da exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, ceratose seborreica, entre outros fatores.

Entendemos que, é muito importante identificar os tipos de manchas, conhecer e avaliar nosso corpo, sempre que possível. Essa rotina, com certeza trará benefícios para sua saúde.

Se você percebeu alterações, como escurecimento em sua pele, seja nas partes íntimas, onde é de costume utilizarmos de procedimentos de depilação, bem como em locais mais aparentes do corpo, continue a leitura, pois abordaremos algumas causas e dicas de como prevenir ou reverter esse processo. Confira!

manchas-escuras-na-pele-manchas-escuras-na-virilha-manchas-1

O que pode causar manchas escuras na pele?

Sabemos que existem vários motivos em nossa rotina que provocam o escurecimento da pele.

Entre eles estão o atrito, que geralmente ocorre em pessoas que estão acima do peso, assim como machucados ou acne.

No caso de manchas que ocorrem devido ao atrito, geralmente a pele fica mais inflamada, o que acaba estimulando a produção de melanina. Pessoas com tom de pele mais escura, estão mais propensas a esse tipo de mancha. Uma dica é abusar do uso de hidratantes após o banho e pomadas que minimizem assaduras, por exemplo.

Continuando, ainda temos os desodorantes com álcool, que podem desencadear processo de escurecimento da pele em função de processos alérgicos.

Ainda, a pele mal seca após o banho e roupas apertadas, também contribuem para o aparecimento de manchas na pele, assim como inflamações devido à depilação.

Pensando em contribuir anda mais com você que tem nos acompanhado, relacionamos abaixo mais alguns fatores que contribuem para o aparecimento de manchas. Confira:

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação em alguns casos pode se apresentar em machas pretas, acinzentadas, azuladas ou até esverdeada.

Ainda, é um termo utilizado para descrever as áreas da pele com pigmentação desigual, geralmente tem aspecto pouco uniforme.

Frequentemente, pessoas com tom de pele mais escuro, são mais acometidas pelas manchas escuras, já pessoas com tom de pele mais claro, sofrem menos. Isso acontece, pois, a pigmentação da pele é mais forte para pessoas mais morenas.

Manchas escuras na pele devido à idade

As manchas na pele, que ocorrem devido à idade, são causadas pela exposição solar. Devido a isso, aparecem com mais frequência no rosto, pescoço, colo, mãos e braços.

É a luz solar que desencadeia a produção de melanina. Por sua vez, a melanina atua como um protetor solar natural na nossa pele, protegendo a mesma dos raios ultravioletas que são nocivos.

Frequentemente, essas manchas tem impacto estético, ou seja, as pessoas que sofrem com esse problema geralmente se incomodam e buscam por tratamentos. Porém, o ideal é a prevenção, use sempre o filtro solar.

Do contrário, se você já possui essas manchas, cuide com a exposição ao sol, pois o problema será agravado, escurecendo ainda mais as manchas.

Tanto para prevenir, quanto para reverter os processos de manchas, adquiridos com a idade, procure por ajuda de um dermatologista.

Certamente esse profissional auxiliará no tratamento e indicação de cremes que auxiliem no desaparecimento das manchas escuras na pele.

Melasma

O melasma é um distúrbio na pele, onde se desenvolvem grandes manchas de hiperpigmentação, geralmente o rosto é mais acometido.

É possível que a ação dos hormônios no corpo feminino tenha grande contribuição na incidência do melasma. Estudos apontam que o melasma ocorre em 10% a 15% das mulheres grávidas e em 10% a 25% das mulheres usam contraceptivos.

Caso você perceba que suas manchas são ocasionadas por algum dos motivos relacionados acima, procure por um dermatologista. Ele poderá indicar o melhor tratamento para suavizar essas manchas escuras na pele.

Acantose

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acantose apresenta manchas escuras decorrentes da hiperceratose, consequência do aumento da camada superficial da pele e também por conta da hiperpigmentação.

A acantose, está relacionada a doenças como diabetes, obesidade, distúrbios metabólicos, doenças do ovário, tireoide e até câncer no aparelho digestivo. Bem como, pode acometer pessoas saudáveis.

As causas dessa doença podem ser ainda idiopáticas, por medicamentos, causas endocrinológicas e até hereditária.

manchas-escuras-na-pele-manchas-escuras-na-virilha-manchas-5

Métodos depilatórios

É comum que os métodos depilatórios ocasionem manchas na pele. Isso ocorre devido a possíveis inflamações na pele.

Por exemplo, o uso recorrente da lâmina pode ocasionar o escurecimento de axilas, virilha, pernas, como são utilizadas diariamente, porque não retiram os pelos pela raiz.

Assim como, a cera que também pode ocasionar pontos de escurecimento. Isso porque é um método mais agressivo. Outro ponto é o calor, quando se usa a cera quente, que em contato com a pele pode ocasionar queimaduras.

Tanto a cera, como a lâmina podem ainda causar foliculite, ou seja, os pelinhos encravados.

Com objetivo de minimizar ou eliminar esse desconforto, a depilação a laser ou luz pulsada são métodos menos invasivos, e auxiliam no clareamento da pele, e elimina a foliculite.

Como falamos no início, existem vários motivos que levam ao escurecimento da pele, em certos locais, aqui trazemos ainda a cicatrização, as marcas de nascença, as ceratoses solares ou actínicas e o câncer de pele, sendo que esses distúrbios não são considerados formas de hiperpigmentação.

manchas-escuras-na-pele-manchas-escuras-na-virilha-manchas-4

Como evitar as manchas escuras na pele?

Sem dúvida a proteção solar é um grande fator de prevenção contra manchas na pele. Além disso, evitar a exposição ao sol durante horários onde a incidência de raios UVA e UVB são mais fortes.

E os cuidados com a pele não devem ser diferentes em dias mais nublados ou frios, pois os raios de sol mesmo que não apareçam, estão presentes.

Por isso aqui na Farma Koerich temos uma linha de filtro solar, visando contribuir com a saúde de sua pele.

Como tratar as manchas escuras na pele?

Embora saibamos que a prevenção sempre é a melhor solução para evitar o aparecimento de manchas, é comum que algumas marquinhas apareçam no decorrer de nossas vidas.

E se sua situação hoje é essa, nós estamos aqui para compartilhar algumas dicas do que é possível fazer para reduzi-las e evitar que reapareçam.

manchas-escuras-na-pele-manchas-escuras-na-virilha-manchas-6

Soluções Dermocosméticas

Atualmente o segmento de dermocosméticos dispõem de muitas opções para solucionar os problemas de manchas escuras na pele.

Ainda, esses produtos geralmente além de clarear as manchas, atuam na hidratação, luminosidade, rejuvenescimento e preenchimento em caso de deformidades na pele.

Aqui na Farma Koerich, os dermocosméticos são muito procurados, por isso, cada vez mais investimos em tecnologias e formulações para levar o melhor resultado aos nossos clientes.

Dentre nossos produtos destacamos alguns, confira:

  • Age 30+, cuja formulação auxilia na redução de melasmas, em todos os tipos de pele, tem efeito cumulativo.
  • Serum Moleculare, para aqueles que buscam por um Skin Care diferenciado, é indicado para tratamento de manchas e rugas, tratamento de acne e poros dilatados.

E nosso mais novo produto Suavizee, clareador específico para regiões íntimas ou de maior atrito. A sua proposta é uniformizar o tom de pele da virilha, manter a pele hidratada, e claro muito mais bonita. Está disponível em creme e bastão.

As soluções dermocosméticas tendem a gerar resultados a médio e longo prazo, e sempre devem ser combinadas com uso de filtro solar, limpeza diária da pele e hidratação.

Outro ponto é sempre buscar por orientação médica antes de utilizar qualquer produto ou medicamento. Lembre-se disso!

Tratamentos dermatológicos

Outra opção além das soluções dermocosméticas, são os tratamentos dermatológicos. Dentre eles estão os peelings químicos, laserterapia.

Os peelings atuam na pele para eliminar as células mortas e estimular o crescimento de novas células, revelando nova pele. Eles se subdividem em superficial, médio e profundo.

Peeling químico superficial

Indicado para clareamento de manchas e retirada de marcas de acne ou rugas superficiais.

Peeling químico médio

Com uso de ácidos, removem a camada externa e média da pele. Indicado para tratamento de acne e rugas mais profundas.

Peeling químico profundo

Esse procedimento é indicado para peles danificadas pelo sol, cicatrizes de acne ou acidentes. Esse peeling vai até o nível mais interno, ou seja, profundo da pele.

O peeling químico demanda de cuidados, como uso de hidratante, filtro solar, pois a pele fica muito sensível, vermelha e pode descamar.

Esse procedimento gera muitos benefícios, entre eles, a redução de cicatrizes de acne, acidentes, melhora a aparência da pele, reduz as manchas causadas pela idade ou exposição ao sol, e ainda elimina rugas e linhas de expressão.

Em contrapartida, a laserterapia implica em mais precisão e controle do tratamento. Sua eficácia é comprovada para eliminação de manchas, rugas, cicatrizes, vasos, diminuir flacidez, além de eliminar pelos.

O laser pode atingir várias camadas da pele, dependendo do objetivo do tratamento e do tipo de laser, o que também proporciona diferentes resultados.

E como qualquer tratamento, esse também requer alguns cuidados, como, por exemplo, hidratação da pele, consumo de água, diminuir a exposição ao sol, e abusar do filtro solar.

Sempre lembre de buscar por orientações de um dermatologista.

JÁ ASSINOU A NOSSA NEWSLETTER?

Assine, receba conteúdos exclusivos e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra!

Você também pode ler

Postagens relacionadas

Carrinho
PARABÉNS! VOCÊ GANHOU!

*Valido apenas para uma compra

Escolha o cupom e aplique no carrinho

GANHE 10%OFF NO CADASTRO

Cadastre-se para ganhar 10% de desconto
em nossa loja.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.