A creatina é uma substância que é produzida dentro do corpo, pelos rins e fígado. Sua funcionalidade é desenvolver as fibras dos músculos e aumentar a energia no corpo.
O suplemento a base de creatina, é um dos mais procurados por atletas e também leigos que estão começando com os treinos, exatamente pela grande carga energética que a mesma possui, além dela auxiliar também no ganho de massa corporal magra, quando utilizada na musculação, por exemplo.
Geralmente, os ciclos de suplementação de creatina duram cerca de três meses, onde diariamente é ingerida a quantidade de 2 à 5 gramas do produto.
Em outros casos, é utilizada a suplementação de creatina por sobrecarga, onde se utiliza 0,3 gramas/kg de peso de creatina, dividindo a dose em 3 ou 4 vezes ao decorrer o dia. Nesse modelo de suplementação, ocorre a saturação do músculo dentro de alguns dias, devendo então ser diminuída a dose para cerca de 5 gramas por dia, durante o período de doze semanas.
O ideal, é que a creatina seja ingerida no pós treino, com algum carboidrato com alto índice glicêmico, para que haja um pico de insulina e o corpo possa aproveitar de maneira melhor.
O uso de creatina sem recomendação do médico ou nutricionista, é desaconselhado. Todo o processo de suplementação deve ser acompanhado por um profissional da saúde, para que os resultados desejados, possam ser alcançados de maneira saudável.
É recomendável o acompanhamento profissional pelos usuários desse suplemento, para tratamento de possíveis efeitos colaterais, que embora ocorram dificilmente ainda podem acontecer.
Alguns exemplos são:
Inchaço na barriga;
Inchaço nos membros inferiores — principalmente pernas;
Pedra nos rins;
Caso você deseje utilizar esse suplemento, atente-se aos grupos em que seu uso não é recomendado:
- Pessoas portadoras de diabete;
- Pessoas com problemas nos rins;
- Pessoas com problemas no fígado;
Pessoas que sejam alérgicas ou tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula;
Apesar dessas restrições, a creatina é um suplemento utilizado em larga escala, cujo desempenho pode ser comprovadamente testado, na prática.
No geral, é uma suplementação simples, com poucas contraindicações, e com custo benefício muito bom.
A creatina pode ser encontrada em farmácias, farmácias de manipulação, lojas de suplemento e lojas de produtos naturais, e seu preço costuma ser bem acessível, ao se comparar com outros tipos de suplementação.
É sempre válido, antes de comprar pela primeira vez, buscar a indicação de um profissional da saúde, sobre a marca da creatina a ser utilizada, para evitar problemas futuros por conta de produtos de má qualidade.
Indicamos sempre a Creatina monohidratada, por seu valor acessível e sua eficácia comprovada. Algumas marcas recomendáveis são:
- Creatina Optimum Nutrition;
- Creatina Max Titanium;
- Creatina Creapure da Growth Supplements;
- Creatina Probiótica;
- Creatina Black Skull;
- Creatina Universal Nutrition;
- Creatina MuscleTech;
- Creatina micronizada da Dymatize Nutrition;
Se você busca por uma qualidade um pouco maior, utilize as monohidratadas micronizadas ou alcalinas. Independente do tipo de suplemento utilizado, e do desempenho esperado, lembre-se que para ter resultados satisfatórios é necessária uma alimentação balanceada e exercícios físicos sempre!